Menu Close

Tudo sobre serviço social.

O que é trabalho social?

O trabalho social é uma profissão amplamente definida, abrangendo muitos tipos diferentes de profissionais que atendem pessoas necessitadas. A Federação Internacional de Assistentes Sociais A ligação externa  chama o trabalho social de “um sistema inter-relacionado de valores, teoria e prática”.

Os assistentes sociais são únicos na maneira como olham para muitos aspectos diferentes de um problema, do individual ao social, do psicológico ao político. Formas comuns de servir clientes incluem fornecer aconselhamento, terapia e educação, bem como conectar clientes a recursos públicos ou privados apropriados.

O Perfil de um Assistente Social

Mais do que qualquer outro profissional, o assistente social precisa saber lidar com as pessoas. Muitas vezes as pessoas que são atendidas por ele não querem se abrir, ou então passaram por situações que deixaram traumas, logo, não gostam de ficar relembrando. Em alguns casos, tem até que agir como um profissional da Psicologia.

Mas o trabalho do assistente social é justamente tirar a pessoa dessa situação, então precisa conseguir conversar com pessoas que vivem nesse contexto.

O profissional também tem que se manter atualizado quando o assunto é sobre as mudanças na política, na economia ou qualquer outra área que possa afetar a sociedade.

Tipos de assistentes sociais

Existem muitos tipos diferentes de assistentes sociais, mas aqui estão três exemplos do tipo de trabalho que eles fazem.

Female Support Worker Visits Senior Woman At Home

Os Assistentes Sociais da Criança, da Família e da Escola ajudam as crianças, as famílias e os idosos a trabalhar para resolver os seus problemas. Eles ajudam a colocar os filhos em um orfanato e ajudam os pais que desejam adotá-los. Eles conectam pais que lutam com recursos para ajudar a cuidar melhor e criar seus filhos. Eles trabalham com alunos e professores para lidar com bullying, dificuldades de aprendizagem e outros problemas. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, os assistentes sociais de crianças, famílias e escolas são o tipo mais comum de assistente social.

Médicos e trabalhadores de saúde pública assistentes sociais ajudar os doentes graves e aqueles com problemas crônicos de saúde para encontrar cuidados adequados, acessar recursos públicos como medicare e Medicaid e encontrar serviços como aulas de nutrição e cuidados de enfermagem. Eles geralmente desempenham um papel fundamental em ajudar os clientes a navegar e coordenar os inúmeros sistemas de atendimento médico e de serviços públicos que prestam cuidados juntos. Os assistentes sociais de saúde pública e médica também oferecem aconselhamento aos clientes e suas famílias sobre como lidar com os efeitos da doença.

Saúde Mental e Abuso de Substâncias Os Assistentes Sociais ajudam pessoas com uma grande variedade de problemas de saúde mental e abuso de substâncias. A terapia é uma maneira comum de os assistentes sociais ajudarem os clientes a resolver esses problemas. Ajudar as pessoas a encontrar programas de reabilitação financeiramente acessíveis ou cuidados de saúde mental a longo prazo é outra maneira. Os assistentes sociais de saúde mental e abuso de substâncias também podem participar de programas de extensão e prevenção, que procuram localizar pessoas necessitadas e abordar problemas antes que se tornem terríveis, respectivamente.

Onde os assistentes sociais trabalham?

Porque abordar a maneira como os clientes interagem com seus ambientes e comunidades é tão central para seus trabalhos, os assistentes sociais podem ser encontrados em uma ampla variedade de ambientes institucionais.

A maioria dos assistentes sociais passa a maior parte do tempo em um escritório, embora muitos também visitem clientes fora do local. Escolas, hospitais, clínicas de saúde mental, prisões, quartéis militares, centros de idosos, corporações e agências sociais públicas empregam assistentes sociais. Os assistentes sociais licenciados também estabelecem suas próprias práticas privadas, operando independentemente de outras instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *