Menu Close

Qual o conceito de identidade corporativa de uma empresa.

Mais do que divulgar a imagem de uma empresa, a construção de uma identidade corporativa, nada mais é do que uma comunicação de forma coerente da maneira de como a organização se promover diante do seu público e da sociedade.

Toda organização tem uma identidade, e a identidade nem sempre se equivale ao seu nome ou a determinada atuação da empresa no mercado, e sim da forma em que a empresa atua no mercado e na sociedade, a ação a partir dos valores integrados na empresa, e as suas metas. Este conjunto de ações e a forma como são comunicadas ao público e aos funcionários, acaba por formar a identidade corporativa de uma empresa.

A identidade corporativa de uma empresa é muito importante, principalmente porque a principal motivo para isso é garantir a fidelidade e a aquisição de novos clientes nesse mercado tão disputado que temos hoje em dia. No caso de ocorrer alguma crise é muito importante que o mercado seja informado, pois é uma forma de demonstrar respeito e assim evitar prejuízos maiores frente a identidade corporativa da empresa.

É aí que começa a solidez da organização.

Todos esses tópicos mostram o quanto é importante a identidade corporativa de uma empresa, mesmo que ela for bem organizada e trabalhada ao longo dos anos, pode ser facilmente levada a crise se os profissionais que nela trabalham, não estarem aptos para lidar com todas as situações negativas que podem acontecer no mercado. Manter e consolidar uma boa imagem corporativa é um dos principais objetivos, e também um dos maiores desafios, dos profissionais que trabalham nos setores de comunicação das organizações.

Quando uma empresa com a sua identidade corporativa, alcança certo grau de complexidade e sofisticação, aí se torna capaz de trazer bons frutos de forma concreta aos seus empreendedores, principalmente se ao longo do tempo ocorrer uma venda ou uma fusão com alguma outra empresa, ou seja quanto mais valiosa se torna a marca e a sua identidade corporativa, mais valiosa é a empresa.

Nos dias de hoje, para chegar nesse patamar, todas as organizações também precisam se posicionar socialmente, deixando claro que sua atuação é benéfica ao desenvolvimento sustentável. Ou seja, construir uma imagem corporativa vai além de criar somente a sua imagem e propagá-la, é necessário seguir práticas e normas verdadeiras, de dentro para fora da organização, e que exige um constante processo de amadurecimento corporativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *