Menu Close

Como descobrir que tipo de empresario você é.

Existem uma série de motivos pelas quais as pessoas decidam se tornar empresários, alguns não conseguem mais conviver com chefes, outros acreditam que dando duro com a sua própria empresa, vão alcançar seus objetivos.

Sobre qualquer forma, existem pessoas que não conseguem se adaptar ao mundo dos negócios e se afastam na primeira queda, já outros atingem a felicidade extrema alcançando seus objetivos rapidamente.

Agora como descobrir que tipo de empresário é você? Vamos mostrar a seguir 8 perguntas para se fazer que vão te ajudar a avaliar o tipo de empresário que voce iria ser.

Você é organizado?

Uma ótima pergunta para se começar, pessoas desorganizadas também podem prosperar, mas o processo pode ser muito mais sofrido, em um breve resumo, a organização, é essencial para alavancagem do seu negócio.

A organização pode ser adquirida, e muitas vezes começam a existir em você conforme a sua necessidade. Também existem diversos outros passos , para que você possa colocar em prática, antes mesmo de começar o seu negócio, veja mais.

Você é metódico?

Se você trabalha em um emprego comum hoje em dia com carteira assinada, é necessário cumprir horários, atividades e materiais organizados dentro da empresa, mas quem fez essas regras com certeza não foi você.

Uma vez que a sua empresa comece a operar, você vai ter que criar suas próprias metodologias de trabalho, para fazer tudo o que sua empresa necessite como o arquivo de documentos, as entregas, a prospecção de novos clientes, vendas, contabilidade e etc.

Para fazer toda essa metodologia de trabalho, é necessário muito mais do que organização, é preciso um método de trabalho para cada tópico existente em uma empresa.

Você é estudioso?

Esse mundo dos negócios também depende muito das mudanças que ocorre em outros campos como o econômico, social, financeiro e também as mudanças recorrentes da tecnologia.

Até mesmo os empreendedores de 20 anos atrás já sabiam também que teriam que sempre se manterem atualizados para não ficarem para trás.

Para se dar bem no mundo dos negócios é essencial que você sempre esteja atualizado com o máximo de áreas possíveis, assim você se torna uma pessoa adaptável às mudanças e estudiosa referente a outros campos.

Você é persistente?

Um negócio ou uma empresa dificilmente se consolida no mercado antes dos 2 anos de vida. Até chegar nesse tempo, é normal que seu negócio te de muitas dores de cabeça, e em alguns casos até prejuízo.

Nesses momentos de dificuldade, no começo da sua trajetória como empresário, cabe a você entender que não necessariamente o problema é de incompetência na gestão, sempre pensar e ser persistente e continuar buscando as soluções para que seu negócio crescer, resolvendo os problemas do cotidiano, até que o negócio engrene de vez.

Você é adaptável?

Ao passar do tempo adquirimos uma coisa que chama-se experiência, e essa experiência só é obtida através do trabalho duro e da mão na massa, sem essa experiência não sabemos o que pode dar certo e o que pode dar errado.

No entanto, esteja sempre atento à experiência de outros empreendedores. Aprenda com os erros e acertos de outras pessoas e não apenas com os seus. Isso amplia o valor da experiência no seu trabalho, sem aumentar os erros junto.

Empreender significa se adequar a diversas regras, comportamentos, tendências de mercado e lógicas comerciais. Nem sempre os caminhos que as norteiam são totalmente fáceis.

Seus esforços e a sua motivação será o seu ponto chave para o sucesso, após a pessoa passar por momentos difíceis em seu empreendimento, ela adquire mais experiência  e força para continuar lutando para a consolidação da sua empresa nesse mercado tão concorrido dos dias atuais.

Você é criativo?

Esse é um dos tópicos mais importantes dessa lista, pois em vários momentos no início da sua trajetória como empreendedor, você vai se sentir em uma encruzilhada, tendo que lidar com diversos problemas de uma só vez.

Nesse momento em que o empreendedor precisa ser mais criativo do que os outros, arrumando maneiras de driblar todos os problemas e fazendo com que a sua empresa se consolide no mercado o mais rápido possível.

Você gosta de dialogar?

Nem sempre a sua criatividade vai abrir seus caminhos para sair de algum problema repentino, por isso outra grande ajuda é se o empreendedor tem grande poder de diálogo pois com ele, muitos problemas podem ser resolvidos.

Ter um diálogo aberto com as pessoas que estão ao seu redor, faz muito bem de vez em quando, pois elas vão poder se sentir à vontade para sugerir alguma ideia de mudança, e são essas pessoas que você tem que lembrar quando for colocar alguém em um cargo de gestão.

E sua resposta final…

Pode acontecer de você não ter respondido todas essas perguntas de forma positiva, mas isso não importa, pois as habilidades que um empreendedor precisa ter não vem do berço e sim construídas ao longo de sua jornada, persistência e experiência.

Coloque em prática os seus talentos individuais e cresça junto com o seu negócio, com isso as melhorias te levaram para o caminho do sucesso, e nunca desista dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *