Menu Close

Inovações tecnológicas no ramo da construção civil

Inovações tecnológicas estão se espalhando rapidamente em todos os setores. Se você ganha a vida em arquitetura, engenharia ou construção, é bem provável que algo esteja chegando ao mercado em breve, o que melhorará a qualidade, a estética e a lucratividade de seus projetos, como vimos nessas oito soluções emergentes que fizeram um impacto na construção civil.

Plataformas online como o administrador net, também podem ajudar e muito nos serviços de construção civil, essas plataformas conectam as pessoas interessadas nos serviços com as empresas que prestam o serviço desejado, os orçamentos de serviços são feitos com a maior facilidade pela plataforma, tudo fica muito mais fácil, da mesma maneira está acontecendo com as inovações na construção civil.

Asfalto Mais Verde

A partir da década de 1960, a indústria da construção civil começou a usar com sucesso a borracha reciclada, principalmente de pneus de carros usados,  como uma mistura de asfalto que melhorava a qualidade, reduzia os custos de material e reduzia o desperdício de aterros. Nos últimos anos, essa prática se estendeu ao uso de garrafas recicladas e outros plásticos de uso único no asfalto.

Na verdade, a cidade holandesa de Roterdã até propôs a construção de uma nova ciclovia inteiramente de blocos de plástico reciclados, semelhantes a LEGO, que se encaixam. E o plástico e a borracha não são os únicos materiais reciclados sendo misturados ao asfalto: pesquisadores da Universidade RMIT, em Melbourne, na Austrália, mostraram que a adição de bitucas de cigarro pode melhorar a qualidade da rodovia, enquanto contém metais pesados ​​com segurança; e em Sydney, o toner da impressora reciclada é incorporado em uma mistura de asfalto ecologicamente correta.

Pontes de concreto impressas em 3D

Impressoras de concreto com fabricação de aditivos não são exatamente novas, mas 2017 foi um marco importante, uma vez que não foram construídas duas pontes no local usando impressoras comerciais 3D.

A primeira, uma passarela de pedestres inspirada em Gaudí em Madri, foi projetada pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha. A segunda, uma ponte ciclista na Holanda, foi projetada e construída por engenheiros da Universidade de Tecnologia de Eindhoven e da construtora BAM Infra.

A impressão 3D oferece muitas vantagens aqui: as estruturas exigem apenas a quantidade de cimento que será usada (diminuindo as emissões de dióxido de carbono), não exigem nenhum molde (diminuindo o desperdício) e podem ser construídas em formas anteriormente possíveis somente com a mágica do filme CGI.

Robôs no Local da Construção

As ideias comprovadas por trás do equipamento controlado por máquina, motoniveladoras, carregadeiras, retroescavadeiras e assim por diante, foram ampliadas em 2017 para enfocar o controle autônomo e a tecnologia robótica.

Várias novas aplicações já estão implantadas em canteiros de obras. Exemplos incluem o SAM (Semi-Automated Mason), o robô de alvenaria que trabalha ao lado de pedreiros humanos para aumentar a produtividade e reduzir o desgaste físico dos trabalhadores. E depois há o carregador de esteira autônomo da Built Robotics, que usa LIDAR, GPS e arquivos digitais para guiar-se em locais de construção, corte e preenchimento, conforme necessário.

Outros robôs de construção em uso incluem caminhões; caminhões basculantes; e uma mega-máquina autônoma de 320 toneladas. Atualmente, uma frota desses monstros é implantada pela empresa australiana Rio Tinto para suas operações de mineração, controlada a partir da sede da companhia em Perth, a mil quilômetros do local.

Realidade Virtual (RV) na Pré-construção.

Até recentemente, os ambientes virtuais eram restritos a videogames e simulações de treinamento. Mas o design imersivo e a RV na construção estão começando a fazer ondas no setor.

Por exemplo, em 2017, a Layton Construction criou 20 modelos virtuais para realizar testes de usuários de salas de operação e outras instalações médicas críticas para um centro médico de 280.000 pés quadrados e 280 leitos em Florence, Alabama.

Realidade Aumentada (AR)

Como na realidade virtual, os aplicativos de AR para construção são mais teóricos do que reais há anos. Isso está mudando, há até mesmo um aplicativo para iOS chamado AirMeasure, o “kit de ferramentas de medição de realidade aumentada”, que oferece 15 modos para capturar medições precisas no local usando apenas um smartphone.

E falando em AR, lembre-se do Google Glass? O sistema montado em óculos nunca pegou como um produto de consumo, mas silenciosamente provou ser indispensável em aplicações de fabricação, e presumivelmente encontrará um lugar em aplicações de construção também. 

Outras formas de aperfeiçoar as estradas do mundo também estão ganhando velocidade: estradas que reduzem a energia e brilham no escuro estão sendo testadas; e faixas de prioridade de indução com campos magnéticos incorporados estão carregando carros elétricos em movimento. As estradas do futuro, embora nem sempre suaves, parecem muito brilhantes.
O mundo da construção civil está mudando, e as tecnologias vem junto, hoje em dia temos diversos meios tecnológicos para ajudar o nosso planeta, e porque não começar desde já, a tecnologia nas construções nos mostra informações importantes de como o nosso futuro pode ser promissor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *